Tacadas Naturais.
Neste exercício iremos testar sua postura e sua mira, aplicando uma tacada natural. Esta técnica consiste nos princípios básicos da sinuca. Para começar o exercício você terá de escolher uma das caçapas centrais. Feito a escolha da caçapa separe a bola tacadeira e mais uma outra bola para ser a bola visada. Observe na figura a baixo o posicionamento das bolas.

Coloque a tacadeira e a bola visada em linha reta próximo a caçapa central. Dê uma tacada com velocidade média ou moderada, visando o centro da tacadeira e consequentemente o centro da bola visada e tente encaçapar a bola visada. Neste momento não se preocupe se a bola tacadeira seguirá a bola visada e ambas caírem na mesma caçapa. Pois apenas se trata de um exercício. Repita este exercício até você ficar bom. Considere-se bom quando você encaçapar pelo menos 7 vezes seguidas sem errar.
Em seguida repita este exercício usando as caçapas dos cantos da sinuca, jogue em diagonal pela mesa movendo-se da direita para a esquerda em sentido anti-horário. Não mude de caçapa em quanto não encaçapar pelo menos 7 vezes seguida sem errar. Repita este exercício passando por todas as caçapas. Somente depois passar para o próximo nível. ( Tacadas usando ângulos).

Tacadas usando ângulos.
Depois que você aprendeu as tacadas em linha reta, você está pronto para usar tacadas de ângulos diferentes. Você irá aprender a atingir a tacadeira na bola visada de forma que ela movimente-se em uma trajetória para fora do ponto de impacto. Ou seja após o impacto tanto a bola visada quanto a bola tacadeira seguirão caminhos diferentes e desejados.
Por se tratar de uma técnica mais avançada lhe custará um tempo maior para que você consiga dominá-la. Somente com o tempo e com a experiência, você desenvolverá esta habilidade. Pois são muitos ângulos e movimentos para você memorizar. Sempre que surgir uma nova situação você irá guardar em sua memória de ângulos e aos poucos aquela tacada que era difícil cada vez mais se tornará relativamente fácil. Para seu conhecimento este tipo de habilidade não é nata, ela é desenvolvida com treino e repetição desde que persista e aplique tudo que você aprendeu até aqui. Com o tempo os cálculos de mira, se tornarão automáticos e as jogadas ficarão mais naturais.
Existem 5 pontos básicos de impacto na bola visada.
É de extrema importância não confundir esses pontos com os pontos de efeitos que aplicaremos na tacadeira em um outro tema que abordaremos em um outro exercício.
Estamos falando apenas de ângulos da bola visada. Em uma tacada natural. Só para deixar mais claro, uma tacada natural é uma tacada onde se aplica o impacto com a ponta do taco no centro da tacadeira.
Agora vamos abordar os:
Cinco pontos básicos na bola visada.

Impacto de frente.
Consiste no resultado de uma tacada natural e precisa. Quando a tacadeira atinge no centro da bola visada por meio de uma linha reta de tacada. Observe na figura a cima a pinta preta onde determina o contato de frente. Ou seja; o centro da bola. Nos termos popular diz-se na “cara da bola”.
Impacto em ¾ de superfície.
Aplicando a tacada usando esta área a bola irá se mover de 5 a 30 graus para a direção desejada. Seja para a esquerda seja para a direita.
Impacto em ½ de superfície.
Esta tacada movimentará a bola visada de 30 a 60 graus para a direção desejada. Seja para a esquerda, seja para a direita.
Impacto em ¼ de superfície.
Nesta tacada a bola visada se moverá de 60 a 80 graus para a direção desejada. Seja para a esquerda ou para a direita.
Tirar fino.
Considerada a jogada mais difícil e radical onde muitas vezes perdemos o controle da tacadeira,
esta tacada consiste em movimentar a bola visada em um ângulo de 80 a 90 graus.
Não é fácil dominar os inúmeros ângulos da sinuca, Contudo se você dominar os cincos pontos básicos de onde serão impactados a bola visada já te dará uma boa base para seu desenvolvimento no jogo.
Aplicando os Impactos.
Impacto de frente.

Antes de você tentar as tacadas angulares, você deverá ser capaz de atingir a bola visada em uma linha totalmente reta. Em primeiro lugar posicione a tacadeira sobre a marca central na linha superior e a bola visada no centro da mesa alinhada com as duas caçapas centrais. Tente se concentrar em atingir a tacadeira e a bola visada em seus centros, e tente mover a bola visada em ¼ do comprimento da mesa deixando a bola o mais perto da marca central em sua linha inferior. Observe qual força ou velocidade você aplicou e guarde em sua memória muscular. Este exercício te dará bases para lá na frente você ter domínio da tacadeira.

Impacto de ¾ de superfície.

Posicione a bola visada em aproximadamente 15cm em uma das caçapas centrais e posicione a tacadeira como na figura a baixo, calcule a superfície de ¾ para encaçapar a bola visada e não deixe de observar onde ficará posicionado a tacadeira após encaçapar a bola visada.

Impacto em ½ de superfície

Quando a bola é atingida em ½ de sua superfície, ela se desloca de 30 a 60 graus em relação à direção da tacada inicial. Isso requer um pouco mais de velocidade devido à área reduzida de impacto, e a tacadeira quase sempre retornará à mesa após bater na tabela conforme ilustrado na figura abaixo. A forma como ela retorna pode determinar se a tacada é fácil de acompanhar ou se resultará em falha no lance de jogo.

Impacto em ¼ de superfície

O contato de 1/4 da superfície desloca a bola visada de 60 a 80 graus em relação à trajetória da tacadeira. Se a bola visada se move mais de 30 cm além da caçapa, o controle da tacadeira após a tacada se tornará significativamente difícil.

Tirar o fino.

Fazer um “tirar fino” é realizar uma tacada com um ângulo muito agudo: a tacadeira atinge o ponto mais extremo lateral da bola visada para movê-la o mais próximo possível de 90 graus em relação à trajetória da tacadeira. No entanto, essa jogada apresenta um desafio significativo: devido ao ângulo de contato muito pequeno, é necessário aplicar mais força à tacada para compensar.
Para ilustrar, coloque uma bola a uma distância de 7,5 cm da caçapa central. Posicione a tacadeira a 8,5 cm da borda superior da mesa e aplique uma tacada com velocidade média. Tente mover a bola visada para longe da caçapa. Você perceberá que quanto mais longe a bola visada estiver da caçapa, mais força será necessária para encaçapá-la ao fazer um “tirar fino”. Na verdade, essa técnica é ideal para mover a bola visada de 80 a 90 graus e cerca de 17,5 cm. Para movê-la além disso, seria necessário aplicar mais força, o que torna ainda mais difícil com trolar a tacadeira após realizar a tacada.

Conclusão.
Este artigo foi baseado e inspirado no livro como jogar bilhar, do Autor. Ducan Steer. Ao seguir esses passos você irá se desenvolver no jogo de forma siguinificativa.
One Response
E isso aí. Ta ficando muito bom vou usar o que eu aprender Aki pra um dia ganhar de vc 😎