Antes de começar a falar do massé é extremamente importante abordarmos aqui uma jogada que podemos considerar antecessora, que é; O “desvio Radical”. E não menos importante é também ressaltar que essas duas técnicas entram na categoria de Tacadas Fortes. Portanto começaremos a abordar o tema com as tacadas fortes.

Tacadas Fortes
Certamente as tacadas fortes, são as menos usadas durante a partida de sinuca. Somente em algumas situações específicas que são aplicadas como por exemplo na saída de jogo de algumas modalidades da sinuca, também para abrir o jogo quando está travado o que muitas vezes pode trazer perigo para você pois após sua tacada, a próxima jogada quem sabe será do seu oponente. Então quando tacarmos forte perdemos o controle da jogada nestas situações acima.
Apesar de deselegantes elas devem fazer parte do nosso arsenal de tacadas. A postura adotada aqui tanto o apoio de mão quanto o equilíbrio se torna mais difíceis. Ao longo deste artigo você verá e entenderá melhor. Essas tacadas trás perigo tanto para o pano da sinuca quanto para o próprio taco.

Como havíamos dito antes as duas tacadas descritas neste artigo são; ‘’ Desvio Radical e o Massé’’. Devido ao alto nível de técnica exigida por elas, somente com muito treinamento você conseguirá executar tais jogadas. O que também podemos dizer, é que elas devem ser usadas quando não houver mais recursos ou opções de jogadas. E só então deveremos usá-las.
Pense comigo. Imagina uma situação onde todas as bolas visadas por você estão bloqueadas direta e indiretamente. Ou seja as tabelas da sinuca, no ponto onde você poderia jogar para sair desta difícil situação também estão obstruídas. Então temos que apelar por o Desvio Radical ou o Massé.
Para jogarmos qualquer uma das jogada citadas acima devemos desconsiderar a postura, o modo de segurar o taco e até mesmo a ação da tacada. Técnicas essenciais no jogo da sinuca. Conseguir posições ou até mesmo encaçapar neste tipo de jogada é mera sorte.
Para executar o Desvio Radical e o Massé exige-se muita coragem e concentração. Lembre-se, mesmo sendo muito raro os casos em que possam serem utilizadas você deve ter uma técnica perfeita para executá-las. Até porque não sabemos quando precisaremos usá-las.

Desvio Radical
Nesta jogada você deve causar uma curva na linha de destino da tacadeira provocando um desvio para a direita ou para a esquerda. Para isto você deve atingir a tacadeira bem encima do centro. Se for do lado esquerdo causará o desvio para a esquerda. Se for do lado direito causará o desvio para a direita. Sempre usar força. Lembra do primeiro título deste artigo? Tacada forte. Pois é. E é aqui que entra a tacada forte, você deverá usar uma tacada forte para poder executar essas duas jogadas.
Como Fazê-lo?

1 Levante o taco a um ângulo de 45 graus da mesa, incline o pé direito até que o seu peso seja projetado para frente sobre a bola. Prepare um suporte de mão alto com os dedos tocando o pano da mesa.
2 Quando você tiver movimentando o taco para trás, sentirá uma contração nos músculos dos ombro. Não deixe o braço se afastar do corpo mantendo-o firme.
3 O local de impacto na tacadeira está logo acima tanto da direita quanto da esquerda. Lembrando que se você usar a tacada no ponto alvo da esquerda a bola seguirá em movimento de curva para a esquerda. E se aplicar a tacada para a direita a bola seguirá em movimento de curva para a direita.
4 Quando você retrair o taco vai sentir o corpo indo para frente em direção a mão de apoio. Nestas horas pode até faltar equilíbrio para a tacada. A dica é não demorar muito a dar a tacada pois quanto mais demorar a tacar mais chances tem de errar devido ao equilíbrio e a concentração exigidos.
5 Dê uma estocada na tacadeira com força, porém deve parar o taco antes que atinja o pano. Agora você entende o quanto é difícil aplicar essa tacada. Pois envolve muitos elementos. Más com prática e repetição você conseguirá configurar para sua coleção essa difícil jogada.

Treinando a Tacada Forte.

Primeiro comesse usando uma tacada de velocidade (força) moderada. Vai adquirindo prática e quando você se sentir mais seguro tente ir aumentando a força no movimento da tacada.
Com o tempo e a prática você conseguirá controlar o desvio da bola ajustando a força e o ponto de mira.
Quando você estiver mais seguro em controlar o Desvio Radical, coloque duas bolas na mesa. Uma que será a bola visada e a outra que será a bola que fará o bloqueio. Veja a figura acima.
Aplique o que você aprendeu para atingir a bola visada através da tacada de Desvio Radical.
O Massé

Considerado por muitos como o momento do desespero! Uma tacada muito radical para desvios curto. uma tacada agressiva. Essa tacada não deve ser usada como primeira opção. É sempre importante proteger o pano da mesa ou com um pedaço de pano ou papelão.
Apesar da semelhança com o desvio radical, para aplicar o massé o ângulo do taco fica perpendicular. Neste caso o alvo do taco fica diretamente sobre a tacadeira. Quando é aplicada a estocada com o taco em um ângulo perpendicular, faz com que haja um atrito brutal da bola e o pano ocasionando um desvio radical em uma distância muito curta. Onde, esse desvio acontece saindo da linha reta e contornando a bola de bloqueio e atingindo a bola alvo.
Não espere muito desta jogada. O máximo é executá-la bem e atingir a bola visada ou bola alvo.
Contudo confesso achar uma jogada de efeito, muito bonita. A dica aqui é; Treine, aprenda e tenha essas duas jogadas no seu leque. Porém aplique-as somente em caso de necessidade.
One Response
You’re awesome!